Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Uma igreja viva






Uma igreja viva
Quinta e sexta-feira passadas reunimo-nos, de todas as doze Paróquias da Diocese, em Bouar, para a sessão Pastoral. Num momento de encontro e reflexão, no qual participamos os Párocos, Religiosas e Religiosos, e Leigos comprometidos nas várias Paróquias. Encontravamo-nos lá à volta de oitenta pessoas: desde o jovem Padre recem-chegado, aos “velhos” Missionários (alguns na África-Central desde os anos 50, e sempre com o mesmo entusiasmo), desde Seminaristas, até Sacerdotes e Pais Catequistas da África-Central. À volta do novo Bispo, Mirek Gucwa. Uma parte das Paróquias (seis das doze) vive sob a presença e a ameaça de diversos grupos rebeldes. Mas, em lugar de um ambiente de desânimo, há uma extraordinária vitalidade e desejo de enfrentar o medo, abrindo as escolas, e tendo aberto, também, os hospitais e dispensários, anunciando a Cristo, e tendo alta a moral da gente com a qual vivemos.
A pesar de que a crise dura já há cinco anos e meio, o amor a Deus e pelas pessoas não diminuiu. É verdade.
Voltei a Bozoum no sábado de manhã muito cedo, debaixo de uma chuva que faz com que a estrada fique muito resveladiça.
Segunda-feira pela manhã saí, também muito cedo, para Bocaranga. São apenas 125 quilómetros, mas requerem quase 4 horas, porque as estradas estão cada vez piores.
Em Bocaranga, o Domingo 7 de Outubro foi a grande Festa da Ordenação Sacerdotal de dois Jovens Centro-Africanos. Eu cheguei no dia seguinte, para organizar um projeto que, como Cáritas, juntamente com a Cáritas dos Estado Unidos da América (CRS) intervirá nesta zona para ajudar a população na construção de casas, reparação de infra-estruturas comunitárias, e criação de granjas. É uma zona que o ano passado sofreu grandes ataques por parte dos rebeldes, com muitos mortos e milhares de deslocados.
Hoje, ao contrário, fui a Bouar. Também aqui estamos prestes a partir com um projeto para apoiar quarenta e cinco pequenos dispensários para melhorar o trabalho e, acima de tudo, para tratar as crianças das aldeias mais isoladas.
Bom trabalho!

Centro Oftalmologico in costruzione
le Centre Ophtalmologique en construction



Cattedrale di Bouar


Bocaranga


la chapelle de Tolle
la chiesetta a Tolle



la chiesetta di Boguera
la chapelle de Boguera





Sem comentários:

Enviar um comentário