Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Voando…



Nairobi


Voando
Aqui estou com um pouco de atraso!
 Nestos dias tenho estado em  viajem, e não pude preparar o blog como de costume. Encontro-me em Antananarivo, a capital de Madagascar.
No 1º de novembro saí de Bozoum e tive um problema com a embreagem do carro, mas consegui chegar a Bouar. Os meus Irmãos de Hábito emprestaram-me outro carro, e a 2 de novembro, depois de ter passado a noite em Bauro, saí às 4,00 horas para chegar  a Bangui às 9,00h.
Depois de dois dias de reuniões, saí durante a tarde, no avião de Bangui. Passei a noite em Nairobi e ontem, sábado 3 de novembro, cheguei a Antannarivo, sobrevoando o Kilimanjaro.
Estou aqui para uma reunião dos responsáveis Carmelitas na África Francófona, e amanhã começaremos uma semana de reuniões.
O País é muito bonito, e é interessante ver as diferenças dos rostos: rasgos típicamente orientais que se cruzam com outros, mais africanos, numa mistura muito harmoniosa. As origens da povoação, nesta ilha são muito variadas: vão desde a Indonésia, até à África Meridional e do Norte, aos Países Árabes.
Além dos Padres Carmelitas, em cuja Paróquia de S. Miguel Celebrei a Missa do Domingo, há também Irmãs Carmelitas de Turim, com as quais trabalhamos na África-Central (em Bossemptele e em Baoro).
Deppois da Missa, do Domingo, tomei um Táxi (um CV de 2 cavalos que pelo menos deve ter 50 anos, e que pega a impurrões) e eu o acompanho. E levam-me a visitar a imensa Obra que criaram: Dispensário, escolas –do asilo ao liceu-, Centro de Promoção feminina, Clínica dental e Oftalmologia, Igreja, Noviciado. Todos os anos 1500 crianças, jovens (rapazes e raparigas) encontram aqui um ambiente sereno, limpo e uma formação óptima.




Kilimanjaro



Madagascar




Risaie
Rizières




Messa alla Parrocchia San Michele di Itaosy
Messe dans la Paroisse de St Michel, Itaosy




Macelleria
Bouchier


Antananarivo

Le scuole delle Suore Carmelitane di Torino a Antananarivo







Sem comentários:

Enviar um comentário