Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 29 de março de 2019

Vida e morte


Le clarisse accompagnano p.Toussaint con il canto
les Clarisses accompagnent avec le chant le p.Toussaint


Vida e morte
A semana passada um frade capuchinho, Pe. Toussaint Zoumalde, foi assassinado nos Camarões, em Ngaoundere, muito provavelmente durante um assalto. Conhecia-o muito bem: anos atrás ele estava no seminário em Bouar, onde trabalhei durante onze anos. Foi uma morte imprevista: por um lado estamos rodeados pela nossa fragilidade, e por outro da fragilidade da segurança dos nossos países.
Sexta-feira, 23 de março, celebramos o seu funeral na Catedral de Bouar, onde tinha sido Ordenado em 2002. A Igreja estava cheia (o Pe. Toussaint era natural de Bouar, e trabalhou durante muitos anos para a Rádio Siriri), éramos uns sessenta Sacerdotes, juntamente com o Bispo, reunidos para rezar pelo nosso Irmão.
Precisamente ontem, quarta-feira 27 de março, o Papa Francisco apresentou uma Religiosa (Missionária em África há sessenta anos), e disse: “tento expressar o meu agradecimento a ti e a todas as Missionárias, Sacerdotes, Religiosos e Leigos, que lançam a semente do Reino de Deus em todas as partes do mundo. O vosso trabalho é precioso. Vós “queimais” a vossa vida semeando a Palavra de Deus com o vosso testemunho… E neste mundo não sois notícias, não sois notícia nos periódicos”.
Ao voltar a Bozoum, pela tarde desencadeou um pequeno tornado: vento muito forte, poeira e, finalmente, a chuva. Era impressionante ver desatar-se a natureza! Graças a Deus não houve muitos desastres: algumas chapas metálicas voaram, e alguns telhados de palha foram destruídos, mas nenhuma vítima.
Segunda-feira desci a Bangui, para voltar de novo, na quarta-feira, a Bozoum, onde tive uma boa surpresa: o Ministro de Minas suspendeu todas as atividades das extração do ouro em Bozoum. E desde há três dias as obras foram encerradas. Trata-se de uma primeira, pequena vitória, e esperamos efetivamente que as empresas chinesas se vejam obrigadas a respeitar as normas, e o sistema, e a reparar os danos que causaram.
Veremos e controlaremos




Il decreto del Ministero che blocca le attività inerarie delle ditte cinesi
Le décret du Ministère qui bloque les activités minières des entreprises chinoises


piccolo tornado in arrivo
petite tornade




il nostro Liceo, visto da uno degli alunni
notre Lycée, vu par un de nos élèves



Sem comentários:

Enviar um comentário