Dias de Deus, belos e difíceis
Nas próximas semanas virá o Senhor Bispo para a celebração das confirmações aqui em Baoro e nas aldeias. Para preparar este acontecimento, na sexta, sábado e domingo fui às aldeias mais distantes, para reunir com as Comunidades, celebrar os sacramentos e verificar o trabalho de formação que os catequistas realizam.
São aldeias distantes (chegam a estar 90 quilómetros de Baoro), mas onde há muita vida. É zona de savana e de bosque, com algumas aldeias muito grandes e outras mais pequenas. Muitas pessoas dedicam-se à agricultura e caça, mas também à criação de gado e à extração de ouro e diamantes
A estrada é um caminho por entre as árvores, que oferece algumas bonitas surpresas, alguns cavalos, macacos, flores e excelentes vistas.
Reúne-me com os catequistas, e programamos juntos o trabalho das próximas semanas, com a preparação dos catecúmenos para a celebração dos sacramentos.
Volto no domingo à tarde, depois de três dias muito intensos, e cansativos mas lindos.
Na terça-feira saí para Bangui, onde, à tarde, benzemos o futuro terreno para a construção de um novo Convento. É um projeto em que trabalhamos há uns anos, finalmente, iniciamos as obras.
É um momento muito simples, mas muito intenso. Foram anos de discussões, ideias, projetos. Reuniões com várias pessoas, que fizeram o melhor que sabiam para construir a casa de Deus, em plena Capital. Encontramo-nos no lugar (uma bela colina, precisamente aqui: 4°20'44.3"N 18°30'31.2"E). E sobre o espaço onde serão construídos o convento e a Igreja, a Comunidade carmelita (com cerca de vinte jovens frades em formação que estudem filosofia e teologia) juntamente com operários, e pedreiros da empresa que vai realizar a obra, rezam, cantam e pedem a Deus a Sua bênção para este importante projeto. O P. Federico, o Superior da Missão, dirige a celebração, na qual participa também o P. David Sollami. o vice procurador das Missões, e o Giovanni Grossi Bianchi, o arquiteto que (com muita paciência nos ajuda na realização desta obra.
Entretanto em Bangui, recebo uma má notícia: o carro de um Missionário bateu em uma mina na estrada entre Niem e Yelowa. O carro está destruído e, infelizmente há uma vítima. Conduzia o carro o P Arialdo, Missionário há 35 anos na África-central, que se dirigia para visitar uma das escolas que construiu e organizou, Ele ficou ileso.
A zona ( Nordeste de Bouar, ao longo da fronteira com os Camarões) está infestada por rebeldes há anos. Nas últimas semanas a intervenção de militares russos, ruandeses e centro- africanos libertou as aldeias da zona, mas os rebeldes continuam lá.
Muito provavelmente são os rebeldes 3R que colocaram a mina, na estrada (embora que em um comunicado eles neguem e acusem os russos de serem os autores deste ato).
Este é o terceiro episódio, em menos de um mês, e é gravíssimo, porque atinge os civis desarmados e cria um clima de muita insegurança..
Coragem!
Igwe |
Sinaforo |
La scuola in costruzione a Yoro. Promessa elettorale da completare! L'école en construction à Yoro: une promesse electorale à achever |
La benedizione dei lavori per il nuovo convento a Bangui La bénédiction des travaux de construction pour le nouveau couvent à Bangui |
P.Federico Trinchero |
Convoglio sotto scorta Le convoi |
Sem comentários:
Enviar um comentário