Número total de visualizações de páginas

domingo, 8 de janeiro de 2023

Missão em companhia

 

 


Missão em companhia

Nos  evangelhos. Jesus envia os  seus discípulos " dois a dois", para que preparem o coração das pessoas com a sua chegada. Um dos Padres da Igreja comenta esta eleição, dizendo que Jesus queria que a comunhão e a fraternidade sejam o primeiro testemunho do seu Reino.

E nestes dias sucedeu precisamente assim.

Quinta-feira, pela manhã, 29 de dezembro, saí com o P. Ciriaco, meu irmão carmelita, centro-africano, e frei Igor, francês, e fomos até aos povos mais distantes. Depois de quase três horas de carro chegamos a Son aforo, a 80 quilómetros de Baro.

Estivemos à espera  que chegassem os catequistas (que tinham confundido a data),  celebramos a Eucaristia na cabaña que faz de Igreja.

Ao terminar a missa, ofereceram-nos uma bola. Que desencadeou a festa e os cursos na aldeia, assustando assim as cabras e as galinhas.

Seguimos para Yoro, onde passamos a noite. De tarde fomos para o rio, Nana, que está a poucos quilómetros. E aqui encontramos cinco contentores, uma grande escavadora e também uma grande barca que servia para limpar o rio: foi o que ficou do acampamento dos chineses, que há três anos tinham começado a procurar ouro (um   pouco  como em Boom).Também aqui!

No dia 30 de dezembro a Igreja celebra a festa da Sagrada Família, a quem está dedicada a capela de Yoro.. Aqui, sexta-feira pela manhã celebramos a missa, uma missa solene, com a graça dos Batismos que o P. Ciriaco administrou a 16  meninos  pequenos da aldeia.

De tarde, seguimos para Baynada Didi, a poucos quilómetros. Aqui o frei Igor pode apreciar pela primeira vez a serpente, que o catequista tinha preparado. Também aqui, como no dia anterior em Yoro, projetei um bonito filme sobre o Natal.

Sábado 31 de dezembro celebramos la missa de manhã, e um batismo. E de tarde voltamos a Baoro.

É o último dia do ano. Mas com o cansanso destes três dias, vou imediatamente para a cama: de qualquer modo o ano começou, e eu rezo e desejo que também este ano seja um ano de Graça para toda a humanidade.

Nada mais , recebi a notícia da norte do Papa Bento XVI: un grandíssimo homem de fé, um teólogo profundo e simples, que queria muito à África. Em 2001, quando regressava  do Benin, disse: "Apesar dos sofrimentos e da pobreza, em África há alegria de vivir. É a alegria de ser uma criatura humana: ser homem e ser amado por Deus".

Segunda-feira pela manhã parti para Bangui: a obra do novo convento, ainda que devagarinho, continua, participo nas reuniões semanais.

Também aqui encontro a alegria da fraternidade: além da comunidade, há irmãos carmelitas recém -chegados da Itália: o Provincial, e os PP. Saverio, Andrea Bello e frei Matteo Colzani. Com eles há também uma doutora, Natalina.

Com eles, volto a Bangui e quarta-feira de manhã regresso a Baoro.








Un pallon, ed è festa!
Un ballon, et la fete commence!

Sinaforo


Ex cantiere cinese per la ricerca dell'oro
Ancien chantier chinois pour l'exploitation de l'or

 

 

Yoro

 

P.Cyriaque

 

 


Bayanga Didi

 

Cantiere del nuovo convento di Bangui
Chantier du nouveau couvent de bangui

 

P.Arland, p.Federico e p.Saverio


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário