Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Natal de 2022, e meus bons desejos para 2023

 

 

 

Natal de 2022, e meus bons desejos para 2023

Natal é uma festa muito grande e prolongada. A Igreja celebra-a durante toda uma oitava, até ao dia 1 de janeiro.

Aqui na África-Central as celebrações são muito simples, menos ricas: poucas luzes e mais Luz, alguma, mesmo rara, árvore de Natal (decorada com tiras de papel ou de plástico, um ou outro presépio muito simples, mesmo muito poucos (quase nenhum) presentes de natal.

Mas a celebração é muito intensa, e todos sabem claramente que há 2000 anos, na noite de Natal, em Belém, neste preciso lugar, houve um grande acontecimento!

Sábado 24 de dezembro, há noite celebrei la missa em Bawi, a 35 quilómetros de Baoro. Antes confessei um grupo numeroso de cristãos, projetamos um filme sobre o Natal de Jesus. A missa foi muito participada e havia muita gente.

Voltei para Baoro eram já 22h, o dia de Natal passei-o em, Barka Bongo, a quarenta quilómetros. Havia muita festa, e depois da missa o povo tinha organizado a comida para toda a comunidade cristã, para crianças e adultos.

Segunda-feira 26 de dezembro dia de Santo Estevão, fui a Dobere, a cinquenta quilómetros. Era o dia da festa do patrono da capela.

Depois de duas horas de confessionário, celebramos a missa, muito animada pelo bom grupo coral da aldeia.

Também aqui se tinham organizado para a comida, para todos os cristãos da aldeia.

Terça-feira fui a Bozoum: dentro de um mês, de 27 a 29 de janeiro, farem-mos, a 18ª Feira de Bozoum, e está na hora de começar os preparativos, foi esta é finalidade da minha visita. De tarde, depois de ter visitado o mercado, passei a ver os arrozais, que estão em plena colheita.

Um Bom Ano para todos. Obrigado a todos vós, que leis e seguis o meu blog. Graças a mim que o escrevo (!!!), mas sobretudo ao P. Juan. Ir. Mª de Nazaré, Ludmila, Natacha e Regina que o traduzem todas as semanas em espanhol, português, checo, inglês e alemão.

Os meus desejos de coração: que a todo o momento está cheio de Graça e de Misericórdia. Deus nos abençoe. E proteja! 

Messa della notte di Natale, a Bawi
Messe de la nuit de Noel à Bawi





Barka Bongo

 

 


Dobere

Il riso di Bozoum
le riz de Bozoum

Bozoum

Bozoum, il mercato - le marché











Sem comentários:

Enviar um comentário