Número total de visualizações de páginas

domingo, 15 de janeiro de 2023

Semear e recolher

 

alunni in fuga...
les élèves en fuite

 

Semear e recolher

Quando os nossos primeiros Padres chegaram á África-Central em 1971, puseram-nos um pouco a sonhar, como a família carmelitana iria criar raízes entre as pessoas do país. Primeiro foram os leigos, depois os rapazes, com o Seminário de Yolé, aberto em 1983.

E a família cresceu: agora os frades centro-africanos são mais numerosos que os italianos.

Nestes dias a família cresceu um pouco mais. Sexta-feira 6 de janeiro três jovens (frei Aimé, frei Alfred frei Wilfrid) fizeram a Profissão solene: prometeram a Deus viver em castidade, pobreza e obediência para sempre.

De tarde juntamo-nos muitos em S. Elias, no nosso convento em Bouar. A cerimónia foi encantadora! Num primeiro momento, os pais dos três jovens, com um gesto que corresponde às culturas locais, entregaram os seus filhos a Deus. E depois da homilia toda a assembleia reza, enquanto os três jovens estão prostrados no chão.

A continuação: um, por um, faz a sua profissão nas mãos do P. Provincial, P. Saverio, assinando no altar.

 Depois da sua promessa solene, os três jovens são acolhidos definitivamente pela família carmelitana com um abraço.

No dia seguinte, sábado, outra festa: os três professos são ordenados diáconos, e o frei Regis é ordenado sacerdote.

Segunda-feira encontramo-nos em Bouar, para um dia de reflexão e troca de impressões, com todos os padres e jovens professos da Delegação. Vieram de todas as casas: Bozoum, Baoro, Bangui e Bouar.

Terça-feira fui a Bozoum, para os preparativos da Feira Agrícola, já próxima. Fui com os Irmãos que vieram de Itália (P. Andrea Bello e frei Matteo Colzani) e a doutora Natalina Pepe, de visita (e com trabalho) aqui em Baoro.

Infelizmente a insegurança está crescendo. Nestes últimos dias, houve ataques por todo o lado, dos rebeldes, ao longo da estrada entre Bouar e Bozoum.

E, nada mais, já chega, vimos os alunos da escola elemental fugir da escola: tinha chegado a notícia de que alguns homens armados tinham "passado "perto de Bozoum.

Infelizmente há muito medo, é quase uma psicose, em todo o país.

Fraternità Carmelitana
Fraternité carmélitaine


fr. Alfred, fr Wilfrid, fr Aimé

 


 

 

fr Wilfrid

 

fr Aimé
 

 

 

la dott.ssa Natalina Pepe

 

 

 

 

 















 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário