Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Entramos na estação das chuvas



Entramos na estação das chuvas
Em Bozoum, desde outubro até abril estamos em plena estação seca. Às vezes (e nestes últimos anos com muita frequência), há chuvas inclusivamente em novembro, enquanto as primeiras chuvas aparecem já em fevereiro.
Em qualquer caso trata-se de quatro a seis meses de Estação seca, muito seca. E a chuva chega como uma bênção. Não é por acaso que em Sango (a língua da África Central), a chuva é chamada "NGU-NZAPA" (a água de Deus).
A vegetação em pouco dias fica verde, a temperatura refresca, as pessoas podem começar o trabalho nos campos, com a preparação das sementeiras de amendoim, milho-miúdo, milho, arroz e tudo o que pode deitar raízes.
Os exames da BC (Brevet des Collèges) que marcaram o fim do biénio superior, acabaram. Aqui em Bozoum havia 183 candidatos, dos quais 44 são do nosso liceu Santo Agostinho. De 183 presentes, 154 ficaram aprovados.
E entre estes, 41 são alunos nossos. É como a cereja em cima do bolo: de todos os 183, os cinco primeiros eram da nossa escola. É cereja sobre cereja, duas raparigas entre os três primeiros, e todas as nossas raparigas foram aprovadas.
No Domingo passado, Festa de Pentecostes, também começamos as conclusões do ano de Catecismo, com os catecúmenos do terceiro ano que foram ungidos com o óleo dos catecúmenos, símbolo de força na luta contra o pecado e ajuda no caminho para o batismo.
Que o Espírito Santo os ajude!




Fine dell'anno di catechismo
Fin de l'année de catéchèse


I promossi all'esame del BC
les admis au BC

I primi 5 su 181 candidati... tutti del nostro Liceo St Augustin
Les premier 5 sur 181 candidats, tous de notre Lycée St Augustin



Sem comentários:

Enviar um comentário