Número total de visualizações de páginas

domingo, 9 de junho de 2019

Pouco a pouco





Pouco a pouco
Quatro ministros e três deputados: isto foi o que chegou a Bozoum esta semana.
A questão das minas de oiro e da extração selvagem por parte das empresas chinesas em Bozoum, continua a preocupar.
Depois da minha breve detenção, a 27 de abril, e depois da reunião com Primeiro- Ministro, (8 de maio), parecia estar tudo parado.
O Primeiro-Ministro tinha prometido uma comissão de investigação sobre o desastre ambiental, sobre a contaminação da água e sobre as promessas de construção de dispensários e escolas, mas ainda não vimos nada…
No Domingo, finalmente, chegaram a Bozoum quatro ministros: o das Minas, o do Ambiente, o da Água e florestas e da Segurança Pública.
Chegaram pelas 10 horas, e às 13 reuniram-se com a população. Eu não estava presente, porque eu não tinha sido convidado, (penso que de propósito…), mas a população de Bozoum não se deixa intimidar. Muitos já entenderam a gravidade do problema, o desastre ecológico e o empobrecimento da zona, (e igualmente das futuras gerações), e não se contentam só com palavras. Pedem respeito para com eles, e para com as suas comunidades. A Delegação não esperava tanta coragem, e deve admitir que houve erros, e que fizeram algo de errado.
Dois dias depois chegaram três deputados, em missão oficial: o Parlamento tinha decidido criar uma Comissão de investigação, e estiveram aqui durante alguns dias, para comprovar os danos e informar o Parlamento. Trata-se de uma Comissão que tem muitos poderes, e assim volta a reacender alguma esperança
Já é muito ver a maturidade e a responsabilidade do povo de Bozoum. Os longos caminhos começam sempre por um primeiro passo.
Nestes dias estamos no fim do ano escolar, e começamos os exames.
E entretanto seguimos em frente com as diversas atividades, tanto na paróquia, como fora da paróquia.
Os trabalhos para a construção da Rádio de Bozoum continuam.



Esami
Examens

Radio Bozoum


La Chiesa di Kpari in costruzione
L'église de Kpari en construction

Sem comentários:

Enviar um comentário