Número total de visualizações de páginas

sábado, 22 de junho de 2019

Escola e bolsas “rosas”




Escola e bolsas “rosas”  
No sábado passado começámos a série das jornadas do encerramento do ano escolar.
Pela manhã foi o turno dos rapazes e raparigas de St. Agostinho (médias e Liceu). Depois da exibição de alguns alunos na dança e cânticos (em África não podem faltar), entreguei as notas aos 300 alunos; alguma desilusão, algum suspiro de alívio, e alguma  boa satisfação...
Também este ano entregámos bolsas de estudo para os primeiros alunos de todas as turmas, e as bolsas de estudo "rosa", para as raparigas que se encontravam colocadas entre os primeiros seis alunos de todas as turmas.
É uma forma de fomentar o génio feminino: com frequência as raparigas, além de ir á escola, têm que cuidar dos seus irmãos mais pequenos e de muitas outras tarefas da casa.
O bonito desta iniciativa (nascida em Cuneo, apoiada por CDVM, Salinzucca, Roagna Vivai y Baramò) é que começa a dar os primeiros frutos: este ano as raparigas que obtiveram a melhor qualificação entre o segundo e o sexto foram muitas, e 2 rapazes se impuseram como os primeiros das turmas, nas duas turmas do sexto. Sinal de que esta iniciativa os anima a trabalhar melhor.
No sábado de tarde, por sua vez, foi a cerimónia do encerramento para as crianças da escola materna: umas 150 crianças, empenhados em brincadeiras, cânticos e um pouco de desordem saudável.
No Domingo celebrámos a Missa na Capela dedicada a Santo António, com as crianças da catequese, e muita gente.  
E pela tarde acompanhei o Pe. Jérôme Paluku, Carmelita do Congo, Secretário das Missões para a nossa Ordem, até aos campos do arroz. É o tempo da sementeira, mas também da colheita: muitos aproveitaram a estação seca, já terminada, e a irrigação do local para produzir cebolas e amendoins.









La Cappella di S. Antonio
La chaelle de st. Antoine



Sem comentários:

Enviar um comentário