Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

«Não podemos calar o que vimos e ouvimos podemos» (Hch 4,20)

 


L'orchestra
L'orchestre

«Não podemos calar o que vimos e ouvimos podemos» (Hch 4,20)      

No domingo 24 de outubro a igreja celebrou a Jornada Mundial Missionária (DOMUND): dia de oração e de ação de graças pela esplendida realidade da Missão, sobretudo, um dia de agradecimento por esta dimensão do nosso ser de batizados.

O tema era: "No podemos calar o que vimos e ouvimos": trata-se de Pedro e João ameaçados porque falarão de Jesus da sua morte e ressurreição. Frente aos poderosos e aos poderosos que os ameaçavam e queriam obrigar a calar. Pedro teve a coragem de dizer: "Não podemos calar o que vimos e ouvimos". Bonito gesto de coragem, ele  que por medo  tinha atraiçoado a Jesus. Mas a força do Espíritu Santo esteve acima do medo e das ameaças.

No domingo fui a celebrar a Jornada Missionária a uma das aldeias mais pequenos:  Igwe. A sessenta quilómetros de distância, dos quais os últimos quinze são um mau caminho no bosque.

Uma aldeia pequena, com apenas doze casas. Mas onde um número de cristãos não desanima, celebra, reza e canta com alegría e decisão.

Voltei por volta do  meio-dia. E demorei quase duas horas a chegar a Baoro.

Às 15,horas termino  a Jornada Missionária com um momento de festa: os Peuls de Baoro tinham- me convidado para a celebração dos anos do profeta Maomé.

Há quase 3.000 pessoas, que entraram na África-Central depois de alguns anos vividos como refugiados nos países vizinhos. Tiveram que fugir em 2014, por causa da guerra, e agora estão a viver aqui  em Baoro.

Antes de sair, recolhi as caixas dos cadernos: uma excelente ideia, porque, una vez chegada a festa, os rapazes apresentam os resultados e as raparigas apresentam os resultados da escola do Corão, com a rezo e diálogos sobre partes do Corão. No fim, o imã faz um discurso, e convida as crianças a ir à escola primária.

Segunda-feira fui para Bangui, e aproveitei a viagem para visitar algumas das nossas escolas é um espetáculo encontrar as aulas cheias.

Em Bangui os trabalhos para o novo convento do Carmelo continua e participei também na reunião semanal dos trabalhadores da obra.



Igwe






Scuola materna "Il Germoglio" - Baoro


Dobere

Il cantiere avanza
Les travaux avancent




Sem comentários:

Enviar um comentário